terça-feira, 9 de setembro de 2014

TRÊS PERIGOS A EVITAR QUANDO VOCÊ ESTÁ SUPER OCUPADO(A) – Parte 2




Primeiro perigo - Estar ocupado demais estraga sua alegria.

Segundo perigo - Ocupação desenfreada pode roubar o coração.
O semeador jogou a semente com liberalidade. Algumas sementes caíram à beira do caminho e as aves devoraram tudo. Algumas caíram em chão rochoso e brotaram rapidamente, mas murcharam com o calor do primeiro sol ardente. Algumas sementes caíram entre os espinhos que sufocaram sua frágil vida. Nesta parábola de Jesus, há uma clara progressão (Leia Marcos 4.1–20).
Em alguns corações, a Palavra de Deus nada faz. Satanás a tira logo que acabou de ser plantada. Em outros corações, de início a Palavra cresce, mas desvanece tão depressa quanto cresceu. As perseguições e provações colocam o possível cristão fora de ação. Mas na terceira categoria de falta de sucesso no plantio, a Palavra penetra mais fundo. A planta brota, chega quase ao ponto de produzir fruto. Parece que a terra é boa. Vida nova aparentemente está formando raízes. Tudo está a caminho para uma boa colheita. Até que surgem os espinhos.
João Calvino disse: “O coração humano é uma espessa floresta de espinhos”. Jesus dá nome a dois deles: ao primeiro chama de “os cuidados deste mundo” (Marcos 4.19).
Sabe por que retiros, viagens missionárias, acampamentos, conferências cristãs e Encontros de Impacto fazem bem para nosso crescimento espiritual? Porque pra participar deles temos de liberar nossa agenda. Você sai, se desliga, deixa de lado sua insanidade normal para um final de semana livre, e encontra espaço para pensar, orar e adorar a Deus.
Não é a heresia ou apostasia que fazem nossa fé sair dos eixos. São as nossas preocupações com a vida - consertar o carro, levar as crianças ao médico, fazer a declaração de imposto de renda, ver a conta no banco que está sem saldo, consertar a torneira, planejar o casamento, estudar para o concurso, terminar a monografia, encher o tanque, cortar a grama, consertar a máquina de lavar, etc., etc., etc. Esta é a vida para a maioria de nós, e ela sufoca nossa vida espiritual.
O segundo espinho está relacionado ao primeiro. Jesus diz que a obra da Palavra é engolida pelo desejo por outras coisas.
As coisas em si não são o problema. O problema é tudo que fazemos para obter essas coisas, cuidar delas e conseguir cada vez mais. Não é de admirar que as pessoas mais estressadas vivam nos países mais ricos? Casas de veraneio, pacotes de férias, investimentos, imóveis, motocicletas incrementadas, carro novo, casa nova, computador de última geração, novos vídeo games, novos DVDs, novos downloads, etc. — isso envolve e tira o foco do que é bom e realmente importante.
Ouvimos sermões sobre os perigos do dinheiro, mas o perigo verdadeiro vem depois que você gastou seu dinheiro. No pensamento de Jesus a maior ameaça ao evangelho é a mera exaustão. Estar ocupado demais mata mais do que bala perdida. Quantos momentos de dor são desperdiçados porque nunca paramos tempo suficiente para aprender com eles? Quantas vezes o culto particular e familiar foi esmagado por projetos de escola, jogos de futebol e os capítulos das novelas? Quanto ensinamento útil e “indispensável" da Palavra de Deus se perde por causa do desperdício de tempo na TV, no computador, no celular, no corre-corre frenético que nos vicia cada vez mais? Priorizamos o que é urgente em detrimento do que é importante. Precisamos guardar e vigiar nosso coração. A semente da Palavra de Deus não cresce para frutificação sem ser podada no repouso, na calma, na quietude, na oração e na meditação.

“Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do Senhor... Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.” Lam. 3.25-28


Fica a dica!

Conheça o 3º perigo nas próxima postagem.

Conheça meus outros blogs:
RAQUEL ROQUE

PROSPERA-TE.


E, se você tiver outras dicas, mande que a gente posta. Um grande beijo.

2 comentários: