sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ALIMENTOS X FIBROMIALGIA


Ter uma alimentação balanceada é essencial para quem vive com fibromialgia. Os medicamentos podem dificultar a digestão e o metabolismo de alguns pacientes. Por isso, é preciso incluir na dieta alimentos ricos em potássio e vitamina C, como legumes, verduras cruas e frutas; carnes magras e leite desnatado; e carboidratos presentes, principalmente, nas massas (de preferência, integrais), cereais, frutas e mel.
Quem apresenta quadros de dores crônicas precisa de proteína, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B. Os medicamentos costumam dificultar a absorção desses nutrientes e essa carência pode estar relacionada ao aumento do desconforto generalizado. Se há falta de proteínas, o corpo vai roubá-las dos músculos, que ficam ainda mais sensíveis.
A seguir veja a lista alguns alimentos que devem e os que não devem fazer parte da dieta do paciente fibromiálgico:

Alimentos proibidos ou restritos


São alimentos que comprometem a longo prazo a saúde do paciente com fibromialgia ou o fator desencadeante de alguns sintomas. São alimentos proibidos:
·                Ricos em oxalatos: espinafres, acelga e beterraba.
·                Ricos em purinas: vísceras, carnes vermelhas e mariscos.
·                Ricos em gorduras saturadas: carnes vermelhas gordurosas, embutidos, manteiga, laticínios...
·                Vegetais solanáceos: tomate, batata, pimenta e berinjela.
·                O álcool, a cafeína, o açúcar refinado e o sal.
·                Gorduras e açúcares - É o grupo com mais limitações em relação à dieta dos pacientes com fibromialgia devido ao seu alto conteúdo de gordura e sua dificuldade para digeri-la. Fazem parte deste grupo o óleo, os frutos secos, a manteiga, a nata, o chocolate, o sorvete, os salgados... São produtos racionados com muita cautela, por exemplo, três colheres de sopa de azeite de oliva ao dia. Os açúcares junto com o sal, a cafeína e o álcool costumam ser proibidos por debilitar o sistema imune e irritar a musculatura.

Entenda. Por certo você não está totalmente proibido(a) de ingerir estes alimentos, mas se quiser uma melhora considerável, procure evitá-los, principalmente durante as crises.


 

Alimentos indicados para quem tem fibromialgia


Água

Como na maioria das dietas, recomenda-se ingerir pelo menos 1 litro e meio de água diariamente (aumentar até 2 litros em épocas de calor). Recomenda-se beber entre as refeições e evitar grandes quantidades durante as refeições, ainda que a água não engorde, enche o estômago e isso pode conduzir a certas doenças. É possível que o paciente sofra efeitos secundários como secura na boca, se toma medicação, por isso é importante tomar pequenos goles a cada 15 minutos.

 

Verduras e hortaliças

As verduras e hortaliças são uma fonte importante de vitaminas, fibras e minerais. Recomenda-se ingeri-las entre 2 e 3 vezes ao dia e incluí-las sempre ao comer carnes e pescados. Sobretudo evite fritá-las para não aumentar as gorduras saturadas (prevenir o aumento de peso); é melhor cozinhá-las ou fervê-las, já que em estado natural dificultam a digestão.

 

Frutas

Contêm grande quantidade de fibras, açúcares, minerais e fibras. A fruta deveria estar na dieta diária entre 2 e 3 vezes. Recomenda-se ingeri-las fora das refeições principais e juntá-las como lanche já que como sobremesa, às vezes, produz dificuldades digestivas.

 

Cereais

Os cereais representam a fonte mais importante de hidratos de carbono, fibras e proteína de origem vegetal. Proporcionam energia fácil e aconselha-se ingeri-los até 6 vezes ao dia. Evite cozinhá-los com muito óleo, manteiga ou molhos já que incidirá sobre o aumento de gorduras. São necessários: o pão, o arroz e a massa.

 

Carne

Contém proteínas, gorduras saturadas e minerais como o ferro e o iodo. A carne gorda não deve ser incorporada à dieta do paciente com fibromialgia, caso contrário, aconselha-se retirar a gordura. Escolha sempre a carne magra, pois é de mais fácil digestão. Os alimentos de origem animal são pouco recomendados, já que aumentam a reação inflamatória.

Peixe

O peixe é o alimento estrela pois possui omega-3, que reforça o estado de saúde, condição indispensável no fibromiálgico. Aconselha-se comer mais peixe do que carne. Prefira o atum, a salmão, a truta e a cavala.

Laticínios

São ricos em cálcio, magnésio e proteínas de boa qualidade. A dose diária recomendável é de 2 porções. Recomenda-se usar produtos semidesnatados já que contêm a mesma quantidade de cálcio e menos gorduras, melhorando a digestão. São aconselhados o leite, os iogurtes e o queijo.

Conselhos Práticos
·                Use produtos frescos nas dietas para a fibromialgia. Estão proibidos os produtos pré-cozidos, embutidos e enlatados.
·                O sal deve ser controlado nas refeições. É a principal causa de edema e inchaço, o que influencia diretamente no reumatismo crônico, aumentando as dores.
·                Siga de forma estrita o tratamento para a fibromialgia recomendado pelo médico especialista.

Fica a dica!

Continua na próxima postagem.
Fique ligado(a)!!!

Conheça meus outros blogs:


E, se você tiver outras dicas, mande que a gente posta. Um grande beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário