domingo, 21 de setembro de 2014

CONVIVENDO COM A FIBROMIALGIA




A fibromialgia é uma síndrome de longa duração com flutuações frequentes na intensidade da dor. Seguindo o tratamento corretamente e tomando os devidos cuidados dentro de casa, os sintomas tendem a melhorar.
Mais importante ainda: com os devidos cuidados, a pessoa com fibromialgia não perde sua capacidade funcional.
Em casa, você pode tomar algumas medidas para ajudar no tratamento e a conviver melhor com a doença, como por exemplo:
·                     Reduza o estresse diário – Sei que é difícil, mas você se torna bom naquilo que faz repetidas vezes. Por exemplo, se você sabe que assistir o jornal, com aquelas cenas terríveis, lhe deixa mal, deixe de assistir, ou procure um jornal menos “violento”.
·                     Durma o suficiente para estar descansado no dia seguinte – Uma das causas da dor é a falta de um sono bom e profundo. Alguns hormônios responsáveis pelo prazer, a alegria e o bom humor só são liberados durante uma boa noite de descanso. Lembrando que para conseguir isso, você deve dormir cedo e acordar cedo. Não adianta ir pra cama de madrugada e acordar no meio do dia. Não funciona.
·                     Exercite-se regularmente – A Fibromialgia não se beneficia de exercícios pesados. Nem dá! Mas você pode optar por exercícios leves como caminhada e hidroterapia. Quando você pegar condicionamento pode ir aumentando a intensidade dos mesmos.
·                     Mantenha um mesmo ritmo de vida – Procure acostumar seu organismo com bons hábitos, tais como: dormir e acordar sempre no mesmo horário, ir ao banheiro regularmente, comer nas horas certas, etc. Quando todo corpo está habituado tudo fica mais fácil.
·                     Preserve um estilo de vida saudável – Coma bem, sem exageros, beba muita água, se exercite, converse com os amigos, brinque com a família, etc.
·                     Cuide-se! – Um fator importante da Fibromialgia é a tendência à depressão. Ela bate à porta todo dia e quer tomar o café com você. Então, mande-a cair fora ao primeiro sinal de sua odiosa presença! Não deixe a bola murchar! Aprenda a conviver com a dor. Não se deixe abater. Levante-se da cama, se arrume, se perfume, cuide dos cabelos, das unhas, vista sua roupa nova, saia com os amigos, vá ao shopping, tome um sorvete... e mantenha a cabeça erguida. Essa estratégia vai manter a depressão bem longe!

Fica a dica!

Continua na próxima postagem.
Fique ligado(a)!!!

Conheça meus outros blogs:

E, se você tiver outras dicas, mande que a gente posta. Um grande beijo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário