segunda-feira, 8 de setembro de 2014

TRÊS PERIGOS A EVITAR QUANDO VOCÊ ESTÁ SUPER OCUPADO(A) – Parte 1



Por mais agitada e frustrante que a vida moderna possa ser, os maiores perigos não são as inconveniências materiais ou temporais. Uma pessoa pode fazer trabalho físico por doze horas diárias, seis dias por semana, a vida inteira e não sofrer por isso. Na verdade, ele (ou ela) poderá ser mais saudável ao fazer isso. Mas se o esforço for mental e emocional — como na maioria dos empregos — os efeitos negativos sobre o corpo poderão ser gigantescos. Cuidado! Não ignore o perigo de estar ocupado demais! Lembre-se de que as ameaças mais sérias são os prejuízos emocionais e espirituais.
Quando estamos ocupados demasiadamente colocamos em risco nossa alma. Você precisa se livrar de alguns maus hábitos. O desafio é impedir que a suas forças emocionais e espirituais se desvaneçam. Os perigos são sérios e crescentes, por isso, preste muita atenção.  
Primeiro perigo - Estar ocupado demais estraga sua Alegria.
Esta é a ameaça emocional e espiritual mais imediata, pois é a primeira que aparece. Como cristãos, nossa vida deve estar pautada pela alegria. Observe que ela é uma mandamento.

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!
Filipenses 4.4

Um dos frutos que o Espírito Santo faz frutificar em nós é a Alegria.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, ALEGRIA, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
mansidão e domínio próprio.
Gálatas 5.22

A própria presença de Jesus é a razão para nossas vidas serem cheias da plenitude da alegria.

“Disse Jesus: Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.
João 15.11

Ocupação em demasia acaba com a alegria. Estudos dizem que pessoas que viajam diariamente a serviço experimentam maior nível de estresse do que pilotos de aviões de bombardeio ou policiais em confronto. É isso que você enfrenta quando leva uma vida frenética e desvairada.  Fica mais propenso(a) à ansiedade, ressentimentos, impaciência e irritabilidade.
Já um tempo de folga semanal, como manda a Palavra de Deus, pode reverter esta situação. Quando está bem emocional e espiritualmente, você fica mais paciente com seus filhos, mais atento(a) e sensível para com seu cônjuge, mais criativo(a) e focado(a) no trabalho e mais disposto(a) a ouvir de Deus.
É óbvio que todo mundo passa por momentos de estresse e pressão, em que tudo parece dar errado. Isso se dá justamente porque, quando está cansado(a) e irritado(a), você tende a perder o foco, a concentração e acaba errando mesmo. Nesses períodos você deve se esforçar para não perder a alegria, mesmo no meio de muita ocupação. Infelizmente poucos lutam para preservá-la e continuam vivendo neste ciclo de ocupação exagerada, saboreando esta infeliz perturbação semana após semana.
Dr. Richard Swenson, médico cristão, fala sobre o conceito de “margem”. Segundo ele, Margem é o espaço entre nosso fardo e nossos limites”. Planejar com margem significa planejar para o 'não planejável'. Quer dizer que você entende o que é possível para você, sabe onde é o seu limite, e então agenda menos que isso, isto é, dando uma margem para os imprevistos.
Tem muita gente comprometendo a si mesmo e aos outros por querer fazer mais do que é capaz. Então, acabam sem nenhuma margem para absorver as surpresas. Isso acontece porque não planejam sua vida e sua agenda com margem.
Ocupação desenfreada é pecado contra seu corpo, sua mente e sua alma. Mate-a ou ela vai matar você!


Fica a dica!

Conheça o 2º e o 3º perigos nas próximas postagens. Fique ligado(a).

Conheça meus outros blogs:
RAQUEL ROQUE

PROSPERA-TE.


E, se você tiver outras dicas, mande que a gente posta. Um grande beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário