sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Fibromialgia Tem Cura? O Que é? Sintomas e Tratamento – Parte 2


Sintomas da Fibromialgia
– Dor
Pessoas que sofrem com fibromialgia apresentam alterações no mecanismo cerebral de resposta à dor, o que se traduz em um grande desconforto mesmo sem uma lesão aparente.
As dores da fibromialgia são frequentemente descritas como sendo incômodas e constantes, e estão presentes em pelo menos 11 dos 18 pontos sensíveis (locais do corpo mais propensos à dor, como ombros, costas e extremidades) específicos.
– Cansaço extremo
Portadores de fibromialgia já acordam cansados, mesmo que tenham dormido por várias horas durante a noite. A sensação de fadiga se prolonga pelo dia, e o sono que se segue costuma ser interrompido pelas dores constantes.
– Funcionamento cerebral
Também por processos pouco esclarecidos, a fibromialgia altera mecanismos básicos cerebrais, reduzindo a capacidade de foco e concentração. A perda de memória e a depressão também são sintomas da fibromialgia.
– Outros sintomas
Além das dores, cansaço e da dificuldade para ter uma boa noite de sono, outros sintomas da fibromialgia incluem:
·           Síndrome do intestino irritável;
·           Dor de cabeça ou enxaqueca;
·           Rigidez matinal;
·           Ciclos menstruais com muitas cólicas;
·           Síndrome das pernas inquietas (distúrbio do sono caracterizado por um movimento involuntário das pernas);
·           Sensação de dormência e formigamento nas extremidades;
·           Maior sensibilidade à luz e ao barulho;
·           Tonturas e boca seca.

Diagnóstico

Os sintomas da fibromialgia são bastante semelhantes àqueles causados por outras doenças, e não raro portadores da síndrome acabam fazendo uma verdadeira peregrinação por diversos especialistas antes de receber o diagnóstico de fibromialgia.
Não há um exame específico para diagnosticar a doença, seja ele laboratorial ou mesmo psicológico.
Até pouco tempo atrás, os médicos verificavam a resposta à dor nos 18 pontos sensíveis do corpo, mas atualmente esse exame tem sido preterido por uma detalhada anamnese com relatos do paciente e exames de sangue.
Caso o paciente esteja com dores em diversas partes do corpo há mais de três meses, fadiga, perda da acuidade mental e seus exames clínicos e laboratoriais tenham apresentado resultado negativo para outras doenças com sintomas similares, o médico poderá fazer diagnóstico positivo para a fibromialgia.

Fibromialgia tem cura?

Assim como outras doenças reumatóides crônicas, a fibromialgia não tem cura, mas seus principais sintomas podem ser controlados.
Embora possa se prolongar por toda a vida, a fibromialgia não é uma doença progressiva (ao contrário da artrite, que pode ser incapacitante) e não é fatal.
Muitas pessoas podem inclusive apresentar uma melhora dos sintomas com o passar do tempo, e não há relatos de danos às articulações, músculos ou órgãos internos.

 

(Continua)

Um comentário:

  1. Eu tenho fibromialgia e tem hora que eu esqueço oque eu vou fazer a dor no corpo e terrível

    ResponderExcluir